O Caminho até ao Amor…
Aqueles que aspiram a viver um grande amor têm um longo percurso pela frente... Bioquimicamente, têm de atravessar três etapas e, em cada uma delas, verem-se inundados por hormonas e neurotransmissores que promovem comportamentos específicos do amor romântico...
Fase do Desejo
Num primeiro contacto, ocorrem uma série de estímulos, desde olfactivos a visuais, que desencadeiam uma resposta sexual com todas as alterações fisiológicas normais do organismo. Este desejo impulsiona, assim, um interesse por um parceiro sexual.
As hormonas associadas a esta fase são a Testosterona e o Estrogénio.
Fase da Paixão
À medida que o tempo passa, a atracção é cada vez mais intensa ao ponto de ser incontrolável, provocando uma tremenda explosão de energia. Existe euforia enorme quando as coisas correm bem e desespero quando correm mal.
Esta etapa é caracterizada pela falta de concentração, de apetite e de sono, pelas mãos suadas, falhas na respiração, batimentos cardíacos acelerados e “aquele” friozinho na barriga…
Os responsáveis químicos por todos os comportamentos da paixão são a dopamina, a serotonina, a feniletilamina, a norepinefrina e a noradrenalina.
Fase do Amor
Ultrapassando a paixão, entra-se numa fase na qual a relação é mais estável e tranquila, onde sentimentos como o carinho, o afecto, a amizade, a cumplicidade e o companheirismo predominam, fortalecendo os laços.
As hormonas que caracterizam esta fase são a oxitocina, a vasopressina e as endorfinas.
Sem comentários:
Enviar um comentário